terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Porquê investir na bolsa?

Vivemos num país, e numa zona do mundo, onde o rendimento de capitais é muito penalizado.

Para mim, o cúmulo desta ideia é tributar as mais valias obtidas em PPR. Tributar lucro de algo que já foi tributado enquanto rendimento do trabalho é muito bem apanhado, devo reconhecer.

Investir na bolsa é algo que considero vir a ser inevitável a breve prazo, por grandes mudanças estarem à porta, nomeadamente no capítulo dos investimentos pessoais de longo prazo.

A bolsa não está isenta de riscos, longe disso, mas torna-se inevitável quando a maior parte dos que estão em idade ativa não terá o apoio do Estado que agora é assegurado, nomeadamente, em termos de pensões de reforma.

Dou como certa a criação das contas pessoais de capitalização, mesmo na esfera do Estado, com este a gerir de forma autónoma ou indicada pelos aforradores, as poupanças para a reforma, doenças graves e/ou desemprego. Tal como já o fazem os PPR atuais.

O risco pode ser mitigado se o investimento for feito de forma racional. Este blog, centra-se-á em temas financeiros e de mercados, e tentará desmistificar o investimento na bolsa.

Sem comentários:

Enviar um comentário